O que é a bioenergética
A Bioenergética é uma forma de comunicação mente e corpo, similar à Cinesiologia que, segundo a Wikipédia, é o estudo de várias disciplinas que englobam o movimento do corpo humano, com o objetivo de analisar as forças que agem sobre o corpo humano e manipular tais forças em procedimentos de tratamento de modo que o desempenho do corpo humano possa ser melhorado e que uma lesão adicional possa ser prevenida.
Os biomagnetistas utilizam a denominação de bioenergética para a técnica que é utilizada na realização do rastreio do organismo. Comunicação mente e corpo. Assim, é através de perguntas feitas pelo terapeuta, diretamente ao DNA e Subconsciente da pessoa tratada que se obtém as respostas positivas ou negativas, de forma absolutamente involuntárias, através de uma leve contração da perna direita. Essa contração (ou encurtamento) é medida nos pés da pessoa tratada, o que, segundo Dr. Goiz, é o método mais assertivo.
Como funciona o chamado "Encurtamento"
Quando o organismo está em perigo ou doente, com desequilíbrio de pH (potencial de hidrogênio) e consequentemente, com a presença de algum patógeno ou disfunção, ele reage, gerando uma sensação de medo, que por sua vez, origina um impulso elétrico na amígdala cerebral esquerda, preparando o indivíduo para a luta ou a fuga do “perigo iminente”. Como o impulso é gerado no lado esquerdo do cérebro, é a perna direita que contrai, mostrando a presença de desequilíbrio de pH em determinado órgão ou tecido.
Teoria da Contração (involuntária) da Perna Direita
São os músculos da perna que se contraem e produzem o movimento de contração sobre a estrutura óssea dos membros pélvicos, principalmente do músculo PSOAS (o mais profundo e estabilizador músculo do corpo humano, que liga a coluna vertebral às pernas e é o responsável por nos manter em pé). Embora sutil, essa contração é perceptível ao terapeuta.
Esse movimento sugere um reflexo que permaneceu guardado em nosso sistema neurobiológico desde que éramos primatas, produzido por uma reação ao medo, quando era necessário subir nas árvores para nos protegermos dos predadores. Para isso, tínhamos que fazer um movimento de rotação interna dos pés para subirmos com mais facilidade e rapidez para estarmos a salvo.
Atualmente, a contração muscular continua ocorrendo, como uma resposta a um estímulo de estresse, que agora se produz unicamente no lado direito pela predominância do hemisfério cerebral esquerdo, já que este tem mais irrigação, oxigenação e atividade elétrica e, ainda, considerando que o centro cerebral da linguagem está localizado no lado esquerdo do cérebro. Somos sabedores de que o lado esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo, uma vez que 90% das fibras motoras são dissolvidas ao nível do bulbo raquidiano. Por tal motivo, se contraem os músculos da perna direita unicamente.
A razão pela qual se contraem os músculos da perna direita quando se menciona (chama) ou se coloca um imã no corpo em um ponto de rastreio, é porque se produz um estímulo elétrico em uma zona alterada que faz com que se produza uma troca de bioeletricidade nessa zona, suficientemente grande para que isso se repercuta em todo o organismo.