Homeostase - O que significa e porque o Biomagnetismo é importante

Termo criado por Walter Cannon, pode ser definido como a habilidade de manter o meio interno do corpo em equilíbrio quase constante, independentemente das alterações que ocorram no ambiente externo.

O líquido intersticial, formado por fluidos que circulam nas nossas células, são os responsáveis pela manutenção desse equilíbrio.

Exemplos: manter a pressão arterial estável, em certos valores 12/08. A temperatura do corpo e o pH dos líquidos.

Este equilíbrio é garantido por processos fisiológicos como os de respiração, de digestão e de excreção, que garantem a chegada do oxigênio e dos nutrientes necessários para as células, e a eliminação de substâncias tóxicas.

O desequilíbrio da homeostase pode acontecer por mudanças externas, disfunções internas ou perturbações emocionais e pode resultar em doenças e disfunções e até mesmo na morte do indivíduo.

O sistema nervoso, responsável por informar que algo de errado pode estar acontecendo no organismo, produz uma resposta a determinados estímulos e o sistema endócrino secreta mensageiros químicos. Em suma, o organismo tem todo um sistema interno de controle e resoluções de problemas que deveriam, em estado de equilíbrio, funcionar em estado de saúde.

Em razão disso, por ser o pH do organismo um dos fatores que precisam estar em equilíbrio para um estado de saúde, é que a técnica do biomagnetismo vem contribuir imensamente, de forma pouco onerosa, sem necessidade de nenhum exame ou medicamento.